PREÇOS E NEGOCIAÇÕES NAS LICITAÇÕES

O “preço” é um dos itens que mais geram objeções no processo de venda.

“Estatísticas mostram que a maioria das reduções de preço vem diretamente dos vendedores (e não dos clientes) e as maiores resistências ao preço estão centralizadas, também, nos vendedores e não nos compradores”. Texto do livro Negócio Fechado de Raúl Candeloro. Editora Casa da Qualidade.

Nas licitações, eventualmente, existem negociações com o Pregoeiro sobre o preço ofertado (Pregão Presencial ou Pregão Eletrônico). Caso o licitante não seja o primeiro classificado, o Pregoeiro poderá negociar com o segundo fornecedor na tentativa de igualar o valor do primeiro colocado. Todo o procedimento deverá estar formalizado.

Importante ressalvar que o segundo colocado não é obrigado a oferecer os serviços prestados, haja vista, que teoricamente, já ofertou o seu preço no momento dos lances. A opção de escolher se cobrirá o valor ofertado é do Licitante.

Em alguns casos, o valor de referência ou que está no orçamento do órgão licitante é inferior ao valor dos lances. Nesse caso, o Pregoeiro poderá informar aos licitantes sobre a condições de aceitação do valor ofertado pelo órgão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *